AROP - Associação e Registo dos Osteopatas de Portugal

Subscreva à nossa newsletter.



 

AROP

A A.R.O.P., Associação e Registo dos Osteopatas Portugueses constituiu-se em Associação e Registo dos Osteopatas Portugueses no ano de 1994.

O seu objectivo essencial foi, e é, contribuir para a dignificação profissional e reconhecimento institucional da Osteopatia em Portugal.

Para tanto, reservou-se o direito de acolher apenas os profissionais que pela sua formação e estatuto ético garantissem um exercício com a dignidade que exige uma profissão que tem como objecto a prestação de cuidados de saúde.

Ao longo destes anos a Associação, com a devida modéstia, cumpriu os objectivos a que se propôs: procurou que os seus associados tivessem acesso a formação complementar de qualidade; zelou pelo cumprimento dos Estatutos e zelou pelo cumprimento do Código Deontológico.

Acreditou que este modelo de acção era mais adequado a criar a realidade sobre o qual o legislador se havia de debruçar para a regular devidamente. Assumiu uma atitude de “reivindicação passiva” ao reconhecimento da Osteopatia.

Quando o legislador considerou que tinha chegado o tempo adequado para legislar, prontificou-se a dar a conhecer o seu trabalho e as suas aspirações em termos de regulamentação.

Assim quando o Grupo Parlamentar Bloco de Esquerda teve iniciativa legislativa e apresentou um Projecto -  Lei na Assembleia da República, a AROP deu o seu contributo e procurou junto dos demais grupos parlamentares, sensibilizar para a necessidade de regulamentação.

Com a aprovação na especialidade, todos os profissionais acreditaram que tinha chegado uma nova fase para a Osteopatia em Portugal.

Posteriormente, solicitada pelo Partido Socialista a pronunciar-se sobre um projecto que o Partido ia apresentar sobre a mesma matéria, a AROP, pese embora ter manifestado a sua preocupação por razões de tempo, prontificou-se a dar o seu contributo e enviou documento de análise ao projecto.

Desde essa data, dentro do seu modelo de filosofia de agir, não voltou a encontrar qualquer espaço para contribuir para a regulamentação da actividade a que os seus associados estão profissionalmente ligados.

 

Copyright© AROP. Todos os direitos reservados powered by Bomsite